A Estratégia do Oceano Azul – W Chan Kim e Reneé Mauborgne

 

Criar valor e fazer com que alguém deseje pagar o valor criado.  Este é o objetivo de bilhões de empresas e profissionais que atuam no mercado.

Blue Ocean Strategy: how to create uncontested market space and make the competition irrelevant é uma obra do Sr. Kim e da Sra. Mauborgne, dois professores de uma das maiores universidades europeias.

Mercados agressivos, competição desleal, demanda saturada… todos esses problemas são inerentes para 99% dos integrantes do mundo capitalista. E por quê o 1% restante é tão bem sucedido?

Porque eles não competem em um mercado já existente, eles criam um novo mercado.

Empresas e profissionais que criam novos nichos, não se preocupam com a competição. Primeiramente porque ela é inicialmente irrelevante, e mesmo que apareçam concorrentes, eles se tornam irrelevantes.

Quando você sai do seu trabalho e compra um café , você comprou um café e ponto final. Existem outras  milhões de pessoas vendendo o mesmo produto. Quando você vai na Starbucks, você não toma um café. Você compra uma ideia, um ambiente, um clima, uma experiência.

INOVAR é criar algo diferente do que existe no mercado. Você não precisa reinventar a roda. Se você oferecer algo já existente, de um ponto de vista diferenciado ou com maior valor agregado, parabéns! 

 

Estratégia do Oceano Azul apresenta metodologias para ajudar qualquer pessoa e empresa a tornar o seu negócio único. 

 

Como diz o Mr. Kim durante o livro, “Estratégia do oceano azul é a ligação entre a inovação e o sucesso.” 

 

“Há companhias que têm uma boa idéia, mas fracassam na execução. Algumas companhias são antigas nas idéias, mas boas na execução. O que nós temos no oceano azul é uma boa idéia e boa execução. Ambas as coisas. Oceano Azul é um alinhamento de percepção de valor para o cliente, de lucro para a companhia, e motivação de pessoas. É alimento desses três.” W Chan Kim e Reneé Mauborgne

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s