Quando os Gênios Falham – Roger Lowenstein

1

John W. Meriwether, era um agradável porém desconfiado sujeito do Meio-Oeste americano. Filho de um contador, cresceu num bairro pobre de Chicago. Na adolescência era um apostador ávido e cauteloso, que segurava cartas e ambições por trás de cálculos matemáticos.

Um ex-colega de Meriwether assim lhe definiu: “Ele usava a mesma expressão tanto quanto ganhava como quando perdia. Ele possuia uma profunda habilidade para controlar as duas emoções que frequentemente destruiam negociadores – medo e ganância.”

Aos 27 anos foi contratado pela Salomon Brothers – uma espécie de Dream Team do mundo dos Investimentos nos anos 90. Meriwether, junto com seus fiéis parceiros Larry Hilibrand e Victor Haghani, ganharam milhões para o Salomon durante três anos.

2

Quando um de seus protegidos foi apanhado manipulando títulos do Tesouro americano, Meriwether foi obrigado a se retirar. Então fundou seu próprio fundo: Long Term Capital Management (LTCM).

No LTCM, John Meriwether era apenas o rosto. O coração era um grupo de gestores com Ph.D, professores de Universidades e prêmios Nobel. Todos eram brilhantes. E eles sabiam que eram.

Robert Merton e Myron Scholes, vencedores do Prêmio Nobel por seu trabalho sobre derivativos  “The Black-Scholes Option Pricing Formula, e David W. Mullins Jr., que fora vice-presidente do Federal Reserve, sacramentavam um time de causar inveja em toda Wall Street.

3

“Um derivativo é como uma lâmina. Você pode usá-la para se barbear…Ou para se suicidar com ela.” James Morgan

Meriwether decidiu que a Long-Term iria ter uma alavancagem em seu capital de vinte e três vezes ou até mais. Tal estratégia é entendida para qualquer um que já visitou um playground.

Assim como uma gangorra permite que uma criança levante muito mais peso do que consegue sozinha, a alavancagem financeira multiplica sua “força” – ou seja, seu poder de ganho – porque capacita ganhar um retorno sobre o capital que você pegou emprestado bem como sobre o próprio dinheiro.

4

O Long- Term, durante quatro anos, acumulou ganhos de mais de 40% ao ano, sem perdas ou volatilidades durante o percurso. Esses super-homens intelectuais aparentemente tinham a capacidade de reduzir as incertezas do mundo com peculiar sangue-frio.

É claro que, assim como o poder de ganhar, o de perder também é multiplicado. E, caso a estratégia da Long-Term falhasse, suas perdas seriam amplamente maiores.

E assim como a ascensão, a queda foi espetacular. Em 1998, a Rússia deu calote no pagamento dos títulos públicos. A desconfiança gerou um efeito dominó e abalou os mercados mundiais. Como o LTCM operava alavancado, foi obrigado a encerrar diversas posições a qualquer preço.

5

LTCM perdeu US$ 553 milhões em um único dia.

Esses gênios descobriram o que qualquer vendedor de mercado de pulgas sabe: na vida real as pessoas compram e vendem coisas por motivos totalmente alheios à racionalidade.

As leis matemáticas que regem, por exemplo, o jogo de cara ou coroa se fundamentam no fato de que a moeda não lembra que saiu coroa três vezes seguidas, ou seja, as probabilidades na quarta jogada continuam sendo 50%-50%.

Mas o mercado é feito de humanos. E os humanos tem memória. Pânicos podem ocorrer apenas porque as pessoas esperam que ele aconteça. Além do que, depois de três “jogadas” ruins no mercado, a quarta pode não ser mais totalmente aleatória. Investidores podem ter sofrido prejuízos e serem obrigados a vender. Outros investidores, analisando as vendas de seus colegas, podem entrar em pânico e decidir vender ainda mais depressa.

6

Foi isso que aconteceu com o Long-Term Capital. Meriwether e seus fiéis escudeiros acreditavam que os investidores seriam racionais, constantes e eficientes. Mas, como a história mostrou, os brilhantes seguidores de Meriwether tornaram-se mais irracionais e gananciosos e menos atentos a seus próprios erros. Em suma, mais parecidos com todos nós: humanos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s