A Jogada do Século – Michael Lewis

foto-2016-01-28-18-19-52-590876856353134-funflyship

 

Um neurologista com olho de vidro, síndrome de Asperger, que conheceu a noiva em um site de relacionamentos usando a seguinte descrição: “Sou caolho, endividado e ex-médico”. Este é Michael Burry.

Mike apresentava certa compulsão para devorar assuntos aleatórios. Em 2003, sua escolha eram os documentos de hipotecas americanas que nem os próprios advogados das companhias liam. Percebeu que algo estava errado.

001-3

Christian Bale interpretando Michael Burry no filme que foi baseado no livro

Descobriu, por exemplo, que um mexicano agricultor de morangos – que não sabia uma palavra em inglês – adquiriu empréstimo de 750 mil dólares. Detalhe: sua renda era de 15 mil dólares anuais. Strippers de Las Vegas eram donas de 5 imóveis, todos garantidos com hipoteca refinanciada com outra hipoteca. “As pessoas que estavam recebendo empréstimos e mais empréstimos e não apresentavam a menor capacidade de pagamento.”

Ou Mike estava louco ou toda América estava. Bem… o histórico de Mike não lhe favorecia.

Alguns quilômetros de distância e uma graduação em Harvard com méritos: este era Steven Eisman.  Mesmo com a graduação, Steve não se tornou o advogado esperado. “Para ser honesto, eu odiava aquilo”, dizia.

Seu comportamento era socialmente inadequado. Embora os pedidos cotidianos de sua esposa, Steve conseguia arrumar problemas até na terapia. Mas Wall Street amava-o. Ele saía de jantares com executivos sem menor explicações, chamava-os de mentirosos em reuniões e questionava qualquer um com pretexto de boas intenções.

maxresdefault

Não demorou para Steven receber do Morgan Stanley a oportunidade de gerir seu próprio fundo: FrontPoint Partners LLC. Em conjunto com Danny Moses e Vinny Daniel, formavam um trio casca grossa que duvidava de tudo e de todos. Inclusive da capacidade de crédito dos americanos.

Charlie Geller e Jamie Shipley estavam em uma garagem, alguns dólares na conta, e se auto intitulavam um fundo de investimentos: Cornwall Capital. O que separam eles dos personagens acima? Tudo. Mas todos tinham a convicção de que poderiam ganhar muito dinheiro apostando contra o mercado imobiliário americano.

THE BIG SHORT

O raciocínio dos três era o seguinte:

  1. Os bancos e financeiras estavam concedendo empréstimos para pessoas com nenhum histórico de crédito;
  2. Além da baixa (ou nenhuma) capacidade de pagamento, os empréstimos apresentavam baixas taxas de juros nos primeiros dois anos, mas aumentavam drasticamente nos seguintes. Isso iria explodir ao final dos primeiros dois anos;
  3. Como os empréstimos realizados eram de altíssimo risco, apresentavam juros maiores. Gestores de fundos de investimentos e bancos queriam ter estes contratos para garantir maiores retornos;
  4. Os bancos perceberam o interesse do mercado de comprar estas obrigações. Então começaram a empacotar esses empréstimos em instrumentos chamados collateralized debt obligations (CDOs), e repassaram esses ativos os gestores;
  5. Caso as pessoas parem de pagar as hipotecas, os CDOs perderão o valor.

Então, os personagens acima convenceram os bancos de criar  um contrato de seguro contra o inadimplemento das hipotecas chamado CDS (Credit Default Swaps). E, por incrível que pareça, os bancos de Wall Street aceitaram e criaram. “Eles não faziam ideia do que estavam fazendo”, disse Steven.

Mike, Steven, Charlie e Jamie compraram bilhões de dólares em CDS. E em poucos meses o mercado desmoronou como um castelo de areia.O resto entrou para os livros de histórica como uma das piores crises do capitalismo, com direito a filme premiado com o Oscar.

 the_big_short_teaser_poster
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s