BlackRock Inc (NYSE:BLK)

sem-titulo7

A BlackRock Inc (NYSE: BLK) fornece serviços de gestão de investimentos a clientes institucionais (governos, municípios, bancos de varejo, bancos de investimentos, hedge funds, fundos soberanos, fundos mútuos, fundos de pensão e seguradoras) e investidores individuais (professores, enfermeiros, médicos, advogados, engenheiros, pais, avós e pessoas de todos os setores que confiam suas economias para eles).

No final de 2016, a empresa tinha US $ 5,14 trilhões em Ativos Sob Gestão. Sim, você leu certo: 5,14 trilhões de dólares. O seu modelo de negócios inclui fundos de investimentos de gestão ativa e passiva. Este último é o carro chefe da empresa: os fundos de índice e ETFs, que atualmente representam cerca de dois terços dos Ativos Sob Gestão de longo prazo da BlackRock. Abaixo você confere a divisão do mercado global de ETF.

sem-titulo6

Qual o diferencial do modelo de negócios da BlackRock?

A dimensão e escala de suas operações, com cerca de 13 mil funcionários ao redor do planeta, com presença estratégica na América, Europa, Ásia e Oceania é o primeiro fator diferencial. Além disso, a força de suas marcas (Ex.iShares), a diversidade de seus Ativos Sob Gestão por classe (Renda Fixa, Variável, Câmbio, Commodities), os diferentes canais de distribuição  dos produtos e alcance geográfico global proporcionam uma vantagem sobre os concorrentes.

sem-titulo3

O mix de produtos da BlackRock é bastante diversificado: 51% de ativos gerenciados em estratégias de ações, 31% em renda fixa, 8% em fundos do mercado monetário e 2% em investimentos alternativos (dezembro de 2016).

A plataforma da empresa iShares ETF  é líder no mercado americano (38%) e mundial (37%). A distribuição de produtos é fortemente voltada para clientes institucionais, que representam mais de 80% dos Ativos Sob Gestão. Estes tipos de clientes têm sido tradicionalmente mais duradouros do que os investidores individuais de varejo.

sem-titulo

A BlackRock continua a ser geograficamente diversificada, com clientes em mais de 100 países e mais de um terço dos seus Ativos Sob Gestão provenientes de investidores domiciliados fora dos Estados Unidos e Canadá.

Outro diferencial importante para a BlackRock é seu compromisso com a gestão de riscos, inovação de produtos e soluções orientadas por consultoria. Como foi principalmente focada em investidores institucionais durante grande parte da sua existência, a BlackRock teve de se preocupar não apenas com o desempenho dos investimentos, mas também com os riscos assumidos para gerar esses resultados, uma vez que a maioria dos seus clientes institucionais exige níveis elevados de desempenho e baixa volatilidade.

A título de exemplo, cabe ressaltar que a BlackRock costuma utilizar o ‘big data’ e ferramentas tecnológicas para analisar mais de 5.000 relatórios trimestrais de empresas ao redor do mundo, filtrando as palavras ‘positivas’ e ‘negativas’ constantes neles, e rankeando as empresas de acordo com os fatores positivos e negativos encontrados, respectivamente.

sem-titulo4

A BlackRock desenvolveu ferramentas para avaliar os riscos de segurança e de carteira, que não só usa internamente, mas também oferece a clientes externos por uma taxa. Isso também aumentou a capacidade da empresa de lançar novos produtos e combinar produtos existentes para criar ofertas de investimento baseadas em resultados.

Além do que, a empresa continua apostando no crescimento dos ETFs, capitaneado pelos fatores chaves: mudança no comportamento dos investidores (gestão ativa para gestão passiva de baixo custo), mudança para cobrança de taxas sobre ativos e complexidade na análise dos balanços de instituições financeiras.

sem-titulo5

Quais são os riscos da BlackRock?

A BlackRock aposta seu futuro não apenas em sua habilidade de  gerenciar, mas também em vender estratégias de investimentos passivos e ativos. Com mais de 85% da receita anual derivada de taxas de administração cobradas sobre os Ativos Sob Gestão, movimentos dramáticos de mercado ou mudanças nos fluxos de fundos podem ter um impacto significativo na receita operacional e nos fluxos de caixa.

Mudanças de estratégias ativas para passivas também podem ter um impacto, pois as taxas de administração são muito mais baixas para fundos de índice e ETFs. As mudanças nas classes de ativos também podem ser problemáticas, porque as taxas para os fundos de renda fixa e de mercado de moedas ativamente administrados são inferiores às das estratégias de fundos de ações e fundos balanceados. Ao menos a BlackRock, consegue contrabalancear este risco, captando cada vez mais fundos para seus ETFs, o que significa uma maior base de ativos para incidir suas taxas. Abaixo você confere a saída do dinheiro dos fundos ativos e a entrada do fluxo gigantesco para as ETFs.

sem-titulo2

Quem está por trás da BlackRock?

Larry Fink. Ele foi presidente e CEO da BlackRock desde 1999, tendo dirigido as entidades que acabariam se tornando BlackRock desde 1988. A excepcional liderança de Fink tem sido a força motriz por trás de grande parte do sucesso da empresa. Numa indústria onde as aquisições nem sempre funcionaram, Larry Fink não supervisionou apenas uma, mas duas grandes incorporações: Merrill Lynch Investment Management (2006) e Barclays Global Investors (2009). Estas aquisições mudaram completamente a BlackRock, transformando-a no maior gestora de ativos no mundo.

Abaixo segue um trecho da rotina de Fink na BlackRock, descrita por um repórter da Forbes em 2014:

“Tudo começa às 5:15 da manhã, quando Fink levanta em seu apartamento na Upper East Side, em Manhattan. Larry se prepara e entra em um carro 5:45 que vai deixá-lo minutos depois na sede da empresa em Midtown. Ele leva consigo três jornais – o New York Times, o Wall Street Journal e o Financial Times. Às seis da manhã, no escritório, ele tira o chamado ‘tempo para pensar’. Às 7:30, Fink inicia seus compromissos… até que ele sai cerca de 6:30 pm . Em três ou quatro noites por semana, Larry também tem  jantares de negócios. Quando vai para casa, lê novamente as notícias até ir para a cama às 10:30 p.m., esperando começar novamente às 5:15 da manhã.”

Dados Operacionais

Ao longo dos último 10 anos é visível o crescimento exponencial das Receitas, Lucro por Ação, Valor Patrimonial e do Fluxo de Caixa Livre.

sem-titulo8

A Margem Operacional e Margem Líquida da empresa é mais um fator positivo. Também cabe destacar a constância de um bom Retorno sobre Patrimônio Líquido e a Cobertura de Juros de, em média, 22 x o EBITDA.

sem-titulo9

Cabe ressaltar que o Intangível da BlackRock é alto justamente por conta do seu modelo de negócios. Para uma análise extremamente conservadora, basta excluir os destaques em vermelho. Mesmo assim, percebe-se um total controle dos Passivos de Curto e Longo Prazo.

sem-titulo10

Conclusão

A BlackRock é um monstro do mercado financeiro e seus dados até o momento fazem as apostas sobre o seu futuro serem altas. Cabe a empresa demonstrar que é digna de toda essa confiança do mercado e entregar os resultados a longo prazo. Bons produtos e serviços ela tem. Capital financeiro e humano também. Resta aguardar.

download

Este artigo é de propriedade do Termos Reais e não constitui conselho de investimento. Termos Reais não é responsável por quaisquer decisões, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas com a utilização das informações, dados, análises ou opiniões e seu respectivo uso. Embora os dados contidos neste artigo sejam recolhidos a partir de fontes fidedignas, a precisão e a integridade não podem ser garantidas. Termos Reais não dá conselhos de investimento ou age como um conselheiro de investimento. Todos os dados, informações e opiniões estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

© 2017 Termos Reais. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução por qualquer meio. 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s