Novo Nordisk A/S ADR (NYSE: NVO)

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Novo Nordisk é uma companhia farmacêutica global com mais de 90 anos de liderança no tratamento de diabetes. Esta experiência tem proporcionado a expertise e capacidade necessária também para pesquisas, desenvolvimento e comercialização de tratamentos nas áreas de hemofilia, desordens de crescimento e obesidade. Com sede na Dinamarca, a Novo emprega aproximadamente 42 mil funcionários em 75 países, e seus produtos são vendidos em mais de 180 países.

Com  quase 50% de market share de volume de insulina vendida no mundo, a companhia manufatura e comercializa uma variedade de insulinas modernas e agentes antidiabéticos orais. Cabe destacar que seu segmento biofarmacêutico (hemofilia, desordens de crescimento e obesidade)constitui cerca de 20% da receita.

A escala global e a força de seus ativos intangíveis no mercado global de diabetes de $45 bilhões são grandes diferenciais da companhia para a lucratividade do longo prazo. Em números mais específicos, a Novo detém mais de 1/4 do mercado global de tratamento de diabetes e aproximadamente 30% de market share dos $30 bilhões do mercado de terapias com insulina.

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As patentes de insulinas humanas da Novo têm expirado, e insulinas genéricas estão disponíveis em uma quantidade limitada em alguns países, incluindo China e Índia. No entanto, ingressar no mercado de insulina requer significantes gastos de capitais iniciais, incluindo altíssimos custos para experimentos clínicos e alto custo com manufatura de terapias com moléculas pequenas.

Apesar dos preços das insulinas humanas serem um pouco baixas em todos os mercados, ainda assim as insulinas modernas de marcas consagradas são cerca de 90% mais baratas que as concorrentes. Sofisticados sistemas de injeção por caneta são padrão em vários mercados, mas também contam com alto custo manufatureiro para produção. A eficiência na fabricação e a economia de escala permite a Novo a forte presença global e lucratividade, qualidades que compartilha com outras duas líderes globais: Sanofi e Eli Lilly.

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O sucesso para comercialização de produtos de diabetes exige uma forte equipe de vendas, e a Novo detém cerca de 15 mil vendedores ao redor do planeta. Essa dinâmica permite a liderança no mercado de insulinas de marcas consagradas, com mais de 90% do mercado.

Tanto a Novo, quanto a Sanofi e a Lilly tem potencial para continuar dominando o crescimento global do mercado de insulina humana, levando em consideração o aumento mundial das pessoas com sobrepeso, maior expectativa de vida e de maiores tratamentos intensivos no controle de açúcar no sangue e prevenção de diabetes.

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O pipeline da Novo é voltado para pesquisa e desenvolvimento de insulinas análogas as humanas, pois estes produtos oferecem melhor controle do açúcar no sangue, com menos probabilidade de hipoglicemia e ganho de peso em relação ao insulina humana propriamente dita.

O ano de 2017 apresenta uma série de desafios para a Novo. As três maiores insulinas (NovoLog, NovoMix e Levemir) vão ter suas patentes expiradas nos EUA, e a Novo precisa desenvolver e comercializar com sucesso novas terapias e produtos inovadores para manter seu market share em seu maior mercado.

A Novo também comercializa o GLP-1 Victoza, que tem a liderança no segmento de drogas orais para tratamento de diabetes. Além disso, a ultra-longa insulina Tresiba também aparece como uma ótima candidata para enfrentar o concorrente de peso Lantus da Sanofi.

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Por fim, cabe destacar que a Novo está se posicionando no setor de alta margem biofarmacêutico, comercializando produtos como NovoSeven para hemofilia e Norditropin para crescimento humano.

Riscos

Os maiores riscos da Novo é o mercado altamente competitivo disputado por ela, Sanofi e Elly, bem como dos laboratórios de genéricos. Importante ressaltar que a insulina humana é uma das drogas mais fáceis para replicar. O desenvolvimento de novos tratamentos de diabetes, como por exemplo o GLP-1, podem retirar uma parte do mercado tradicional de insulinas da Novo.

Em seu maior mercado (EUA), a Express Scripts excluiu de seu receituário a Novolin, a NovoLog e a Victoza e a United Health excluiu a Tresiba. Estas decisões podem afetar os resultados da Novo. Além disso, a FDA está requerendo exames laboratoriais extras para novos tratamentos da Novo, o que pode aumentar o gasto com Pesquisa e Desenvolvimento, diminuindo as margens da empresa.

Vistos os novos desafios da companhia, a Novo recentemente cortou parte de sua equipe de vendas e administrativa (cerca de mil funcionários), pois, segundo o CEO da companhia, salários são os maiores custos da empresa.

Números

A Novo Nordisk apresenta um crescimento constante nos principais indicadores de Wall Street: receitas, Lucro por Ação e Fluxo de Caixa Livre.

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Uma característica da Novo em relação a seus pares é a Margem Operacional mais elevada do que o setor Farmacêutico.

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Conclusão

A Novo Nordisk apresenta um modelo de negócios resiliente, com liderança no segmento do tratamento de diabetes por décadas. Os companhias de saúde tem pressionado os preços de seus produtos, o que força a Novo a conceder maiores descontos. Fora isso, a concorrência da Elly, Sanofi e laboratórios farmacêuticos de genéricos e produzem um necessidade de maiores gastos com Pesquisas e Desenvolvimento, visando sempre lançar produtos competitivos no mercado.

Até o momento a Novo conseguiu fazer frente a todos os seus desafios, e o resultado é expresso no gráfico de 15 anos do preço de suas ações.

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