Novartis AG ADR (NYSE: NVS)

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Novartis AG ADR (NYSE: NVS) desenvolve e comercializa produtos de cuidados com a saúde distribuídos em quatro principais modelos de negócios: remédios de marcas globalmente conhecidas (‘blockbusters’), remédios genéricos,  oftalmologia e produtos de dia a dia ao consumidor.

A empresa suíça passou por uma reestruturação recente em seu modelo de negócios, pretendendo um maior foco no desenvolvimento de remédios de tratamento de câncer. Inclusive reforçou este novo posicionamento após a aquisição do setor oncológico da gigante farmacêutica GlaxoSmithKline em 2015. Em contrapartida, a Novartis se desfez dos seus segmentos de baixa margem: Saúde Animal (para Eli Lilly) e Vacinas (para Glaxo).

As vendas da Novartis são segmentadas em Innovative Medicines, Sandoz e Alcon.

Innovative Medicines: foco em neurociência, oftalmologia, imunologia, dermatologia, cardiovascular e oncológico.

Sandoz: remédios genéricos.  Após a expiração da patente, qualquer laboratório pode fazer a fórmula dos remédios da Novartis e roubar market share da companhia. Então ela utiliza sua subsidiária Sandoz para prosseguir a manufatura dos remédios, antes fabricados sob o selo de ‘grandes marcas’ e agora sob o selo de ‘genéricos’. O objetivo é estender o ciclo de vida dos produtos desenvolvidos pela companhia após a expiração da patente.

Alcon: oftalmologia. Inclui produtos para cuidado diário e produtos cirúrgicos. Este segmento é de rápido crescimento e tem uma atenção especial da empresa.

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Divisão das Receitas por segmento

A empresa tem uma série de ‘blockbusters’, que incluem o Gilenya (esclerose múltipla), Afinitor e Tasigna (câncer), e os recentes Entresto (cardio) e Cosentyx (imunologia). Isso contribui e muito para suprir as recentes perdas de patente dos ‘blockbusters’ Diovan e Gleevec (que representavam 10% da receitas).

Um dos maiores custos da Novartis é a Pesquisa & Desenvolvimento. Em média, a companhia gasta 800 milhões de dólares de custo de desenvolvimento por droga.

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Os números da Pesquisa & Desenvolvimento são realmente expressivos. Este custo é fundamental para a companhia se manter neste mercado altamente competitivo.

Riscos

Os maiores riscos que a empresa enfrenta são: falhas nos testes dos novos remédios; novas políticas regulatórias do setor farmacêutico; pressão nos preços dos remédios pelos governos, seguradoras de saúde e grandes redes de varejo de farmácias; a competição agressiva dos genéricos; e ataques de patentes antes da data de expiração.

Apesar de ser uma empresa suíça, a Novartis é globalizada, e vende seus produtos em todo o planeta. Isto pesa positivamente na diluição do risco geográfico.

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Estados Unidos e Europa são os grandes drivers da ‘companhia’, sem deixar de lado o emergente mercado asiático.

Outro ponto importante a destacar é a fragmentação das receitas entre produtos oncológicos, oftalmológicos e outros segmentos, o que dilui o risco da empresa depender de um único setor ou de apenas alguns ‘blockbusters’.

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O segmento de Oncologia e Oftalmologia são os maiores contribuintes da receita da Novartis, sendo responsável por cerca de 50% das vendas.

Números Operacionais

Em relação aos números, a Novartis apresenta, em tese, uma margem inferior aos seus pares, como por exemplo Johnson & Johnson. Ao analisar mais profundamente, percebe-se que as margens do ‘core business’ da empresa são expressivamente mais altas. Isto se deve a outros segmentos ainda não estarem apresentando a rentabilidade esperada, por conta das aquisições e desinvestimentos que a empresa realizou.

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A margem Operacional do ‘core business’ é de 27%. Incluindo os segmentos não principais, a margem operacional geral cai para 17%. Caso os investimentos da empresa sejam frutíferos, a tendência é a margem operacional geral aumentar.

Ao analisar o histórico cabe ressaltar os não recorrentes de diversos desinvestimentos e investimentos que a empresa realizou ao longo dos anos.

De modo geral, percebe-se um crescimento das receitas do fluxo de caixa livre. O lucro por ação, retirando-se os não recorrentes, tem se demonstrado estável. Apesar do LPA estar ‘flat’ nos últimos 10 anos, os dividendos aumentaram de maneira expressiva, o que demonstra que a empresa não deixou o acionista sem retorno.

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Os ativos estão em um nível confortável em relação aos passivos, apesar da companhia contar com muitos ativos ‘intangíveis’ (marcas, patentes, etc), o que acaba tornando a análise patrimonial muito subjetiva. De qualquer forma, ao analisar o DRE, percebe-se que a dívida é controlada e os custos de juros giram, na média, em torno de 10% do EBITDA.

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Conclusão

A companhia é bem diversificada internamente e com um ‘core business’ voltado para as tendências de aumento com gastos de saúde e envelhecimento populacional global. Com destaque para o setor oncológico e oftalmológico, a Novartis está se ajustando para aumentar suas margens operacionais, lucratividade ao longo prazo e competitividade frente aos grandes pares farmacêuticos.

Apesar da companhia apresentar um Lucro por Ação em linha nos últimos 10 anos, os dividendos estão sendo aumentados consecutivamente. Por fim, destaca-se abaixo o desempenho da ações da companhia nos últimos 17 anos.

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