Johnson & Johnson (NYSE: JNJ)

jnjp

Johnson & Johnson (NYSE: JNJ) é a maior e mais diversificada companhia de cuidados com saúde do mundo. A empresa é segmentada em três divisões: Pharmaceutical, Medical Devices and Diagnostics, e Consumer.

O segmento Pharmaceutical representa cerca de 80% das vendas e é responsável por boa parte do fluxo de caixa operacional. Cerca de 50% das vendas é gerada fora dos Estados Unidos.

sem-titulo
Os ‘blockbusters’ do segmento Pharmaceutical da  JNJ contribuem para vendas anuais de $33.5 bilhões.

A JNJ não depende particularmente de um segmento. Pharmaceutical (40%), Medical Devices and Diagnostics (40%), e Consumer (20%) compõem a distribuição das receitas. Dentro destes segmentos, alguns produtos apresentam baixa margem. No entanto, a JNJ tem uma Margem Bruta na casa do 65 – 70%, o que demonstra sua forte posição competitiva no mercado.

Assim como todas as farmacêuticas, a Johnson & Johnson apresenta um grande gasto com Pesquisa & Desenvolvimento. O histórico da equipe de P&D é favorável, visto os vários remédios ‘blockbusters’ que a empresa lançou para substituir aqueles que tiveram sua patente expirada.

Um segmento importante é o Medical Devices and Diagnostics, que inclui diversos itens ortopédicos e instrumentos cirúrgicos. Este segmento apresenta altos custos de mudança -médicos são hesitantes em trocar de marca de instrumentos e próteses, pois o tempo para aprender e sentirem-se confiantes com os novos produtos levam de semanas a meses, o  que gera uma barreira de entrada para os novos concorrentes.

sem-titulo2
Segmento de extrema importância para as receitas anuais da companhia, vem se destacando principalmente na venda de aparelhos,  instrumentos cirúrgicos e próteses ortopédicas.

Já em relação ao Consumer, novos produtos são apresentados ao público através de grandes campanhas publicitárias, o que auxilia nas vendas e também a manter sólidos preços de negociação frente aos varejistas.

sem-titulo3

Riscos

No setor Pharmaceutical os riscos são: falhas nos testes dos novos remédios; novas políticas regulatórias do setor farmacêutico; pressão nos preços dos remédios pelos governos, seguradoras de saúde e grandes redes de varejo de farmácias; a competição agressiva dos genéricos; e ataques de patentes antes da data de expiração.

A JNJ tem riscos específicos no setor de Medical Devices and Diagnostics. O recall de produtos mina a confiança de médicos e hospitais em um segmento que a confiabilidade é fundamental. Também existem as indenizações judiciais devido a próteses mal fabricadas que afetam a imagem da empresa e causam a despesa de milhões de dólares em acordos e honorários.

No setor Consumer são as indenizações judiciais por produtos compostos de itens prejudiciais a sáude e o respectivo dano à imagem que estas notícias causam para as marcas da companhia.

 

Números

A despeito dos números, as receitas são moderadamente crescentes. A margem operacional na casa dos 25% é um ponto favorável para a companhia. Por fim, se destaca o crescimento contínuo e resiliente do Lucro Por Ação, Dividendos e Fluxo de Caixa Livre.

sem-titulo

 

O Retorno sobre o Patrimônio é outro dado que a JNJ não deixa a desejar. Importante destacar a cobertura de juros, que é cerca de 35 vezes o EBITDA anual da empresa. Uma ótima cobertura.

sem-titulo2

 

Por fim, os ativos em número razoavelmente superior aos passivos. Especificamente em relação aos Ativos Circulantes, cerca de $ 38 Bilhões estão como Caixa e Equivalentes de Caixa. Um ótimo número.

sem-titulo3

 

Conclusão

Johnson & Johnson pode ser considerada a líder mundial no mercado de saúde. Ela mantém uma diversificada base de receitas, um setor de Pesquisa & Desenvolvimento altamente qualificado, uma excepcional geração de caixa e marcas reconhecidas mundialmente.

Apesar dos riscos inerentes aos modelos de negócios dos segmentos  Pharmaceutical, Medical Devices and Diagnostics, e Consumer, a empresa apresenta resultados resilientes por muitos anos.

sem-titulo4

 

Este artigo é de propriedade do Termos Reais e não constitui conselho de investimento. Termos Reais não é responsável por quaisquer decisões, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas com a utilização das informações, dados, análises ou opiniões e seu respectivo uso. Embora os dados contidos neste artigo sejam recolhidos a partir de fontes fidedignas, a precisão e a integridade não podem ser garantidas. Termos Reais não dá conselhos de investimento ou age como um conselheiro de investimento. Todos os dados, informações e opiniões estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

© 2017 Termos Reais. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução por qualquer meio. 

Advertisements

5 thoughts on “Johnson & Johnson (NYSE: JNJ)

  1. TR,

    Eu já tinha lido sobre a JNJ aqui, ia comprar mês passado quando estava a 113, agora pulou pra 125, isso é pra Mostar que não podemos dormir no ponto.

    Ela ainda tá na minha lista mas como você viu, fui de CVS primeiro.

    Vou te colocar lá na minha blogroll.

    Abraço camarada!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s