China Life Insurance ADR (NYSE:LFC)

sem-titulo1

China Life Insurance (NYSE:LFC) – ou se preferir 中國人壽保險股份有限公司簡稱「中國人壽 – é a maior seguradora de vida na China, com sede administrativa em Beijing. Ela está presente na lista da ‘Fortune Global 500’ e ‘World’s Top 500 Brands’. 23% do market share chinês é controlado pela LFC, com cerca de 231 milhões de segurados no país.

A companhia se destaca nos seguimentos:  individual/group life insurance; annuity; e accident/health insurance. No entanto, a empresa também conta com participações acionárias na  China Life Pension Company Ltd e China Life Property and Casualty Insurance Company Ltd, o que permite a expansão gradual para outras áreas de seguro.

China Life tem a maior rede de distribuição de produtos entre todos os seguradores chineses. A rede é composta por corretores de seguros autônomos, vendedores próprios, corretoras de seguros exclusivas e corretoras de seguro não exclusivas.

sem-titulo

Como funciona o modelo de negócios da China Life Insurance?

Caso você ainda não entende como funciona o modelo de negócios de uma seguradora de vida sugiro ler o post anterior clicando aqui.

A população chinesa está crescendo. O país mais populoso do mundo está se tornando mais velho e a necessidade de seguros vem crescendo desde então. Ainda temos o crescimento da classe média chinesa, que está visivelmente mais educada e influente do que décadas anteriores, considerando seriamente nas necessidades de garantir seus familiares em casos de doenças e invalidez.

sem-titulo2A pirâmide social chinesa está mudando drasticamente nos últimos anos. A nova classe média chinesa é comparavelmente mais instruída e exigente quanto ao bem-estar.

Cabe destacar a infraestrutura do mercado financeiro chinês que se desenvolveu em possibilitou o crescimento do mercado de seguros. O seu mercado de ações, títulos e empréstimos bancários está substancialmente maior que décadas atrás, mas ainda comporta um crescimento vultuoso quando comparado a outros mercados desenvolvidos.

Por fim, o sistema de saúde chinês também é um driver para o crescimento do setor de seguros de vida. Muitas seguradores são diretamente ligadas a companhias de produtos médicos e farmacêuticos, o que acaba ocasionando uma previsibilidade da demanda e uma oferta garantida, pois uma recomenda e utiliza os produtos da outra e vice-versa.

sem-titulo3O cuidado com a saúde passou a integrar o desejo de milhões de chineses que ingressaram na nova classe média.

Quais os Riscos?

A China Life Insurance é uma SEO(1) e tem o maior market share do país neste segmento. Então é claro destacar que a companhia não somente serve primeiramente aos acionistas e sim ao país (os interesses daqueles que comandam o mesmo). Em casos de catástrofes nacionais e inflação descontrolada a companhia pode ser forçada pelo governo  a pagar benefícios em excesso para manter os preços baixos e auxiliar os segurados.

sem-titulo4

(1) China’s state-owned enterprises (SOE) contam com um massivo suporte do Chinese Communist Party (CCP) e atendem diretamente os interesses do governo chinês. Os SOEs atendem os objetivos sociais, industriais e de política externa chinesa, contando com subsídios diretos e indiretos, preferências regulatórias e demais restrições a eventuais concorrentes estrangeiros.

Abaixo está a lista dos maiores acionistas do LFC. Outros SEOs são absolutos na participação acionária da empresa. O governo chinês ainda hesita em permitir o controle acionário das grandes companhias.

sem-titulo3

Um exemplo do possível conflito e interesses é retratado no ano de 2015. O LFC reteve 71% do lucro, apresentando um payout ratio de apenas 29%. Em tese a retenção de lucros é positiva para a companhia, porque possibilita reinvesti-los e crescer. No entanto, seguradoras não são um segmento de capital intensivo, o que levanta uma bandeira vermelha para os investidores. Existe a chance de que não estejam recebendo de volta o valor adequado de seus investimentos.

Outro risco é a dificuldade de obter dados confiáveis das companhias chinesas. Elas são pouco incentivadas a apresentar informações úteis para o público investidor. E as agências de análise de mercado chinesas não apresentam reputação de confiabilidade no mercado internacional, com constantes traduções errôneas do chinês para o inglês.

sem-titulo5
A informação confiável ao público investidor ainda é uma barreira para ser contornada.

Por fim, a China Life ainda enfrenta a concorrência de seus pares China Pacific Insurance Group Co. Ltd., PICC Property & Casualty Co. Ltd., e Ping An Insurance Company of China, Ltd.

Quais os números?

Os dados abaixo são todos em Yuan Renminbi. Na data deste artigo 1 Renminbi equivale a 0,14 centavos de Dólar Americano. 1 CNY = 0.145406 USD ou 1 USD = 6.8773 CNY

Nos últimos 10 anos a tendência de crescimento das Receitas e Lucros por Ação é ofuscada por um Fluxo de Caixa Livre inconsistente. Inclusive o FCL foi negativo em 2015.

sem-titulo2

sem-titulo4

Em relação aos ativos (tabela abaixo) é importante destacar os seguintes pontos:

a) Held-To-Maturity Securities (item 7.1) é basicamente constituído de Government agency bonds e Corporate bonds de empresas chinesas.

b) Loans (item 7.2) é constituído de empréstimos em que os tomadores não são identificados no relatório anual da LFC.

c) Term deposits (item 7.3) são basicamente os depósitos de curto prazo com duração entre 1 e 5 anos.

d) Availale-for-sable securities (item 7.4) são constituídos de títulos do Government agency bonds e Corporate bonds chinesas. Também são as Ações e Fundos de Ações chinesas e produtos de Wealth management chineses.

sem-titulo5

Em relação aos passivos (tabela abaixo) é importante destacar que os contratos de seguro (item 8)  são majoritariamente constituídos de 231 milhões de contratos de longo prazo, referente a apólices individuais e de grupo.

sem-titulo6

Conclusão

A LFC é a maior seguradora chinesa e uma das maiores do mundo. O seu sistema de distribuição de produtos, o envelhecimento da população chinesa e o aumento da classe média chinesa são grandes drivers para a empresa. O governo pode ser um ótimo parceiro (impedindo a entrada de novos concorrentes estrangeiros e subsidiando custos) mas também pode exigir regalias em detrimento dos interesses dos acionistas.

Em relação aos números, primeiramente cabe destacar a confiabilidade restrita dos mesmos no mercado internacional. A qualidade e confiabilidade dos dados chineses ainda têm espaço para melhoras. E, mais especificamente sobre a companhia, Receitas e Lucros por Ação apresentam tendência de crescimento nos últimos 10 anos a despeito de Fluxos de Caixas Livres inconsistentes.

Por fim, cabe destacar que os Ativos da seguradora são absurdamente concentrados no mercado chinês (títulos da dívida pública e privada, ações e fundos de ações chineses). Em caso de risco sistêmico a empresa pode sofrer sérias baixas contábeis, deteriorando o Patrimônio Líquido.

sem-titulo6

Este artigo é de propriedade do Termos Reais e não constitui conselho de investimento. Termos Reais não é responsável por quaisquer decisões, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas com a utilização das informações, dados, análises ou opiniões e seu respectivo uso. Embora os dados contidos neste artigo sejam recolhidos a partir de fontes fidedignas, a precisão e a integridade não podem ser garantidas. Termos Reais não dá conselhos de investimento ou age como um conselheiro de investimento. Todos os dados, informações e opiniões estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

© 2017 Termos Reais. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução por qualquer meio. 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s