HDFC Bank Ltd ADR (NYSE: HDB)

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HDFC Bank Limited (NYSE: HDB) é um banco da Índia, com 12.087 caixas automáticos e 4.555 agências em 2.597 municípios indianos. Todas as agências estão interligadas em tempo real. O banco atua em três segmentos chaves: Wholesale Banking, Treasury Retail Banking

Wholesale Banking (13,1% da Receita)

O mercado-alvo do HDFC Bank neste segmento são empresas multinacionais e grandes empresas indianas. Em menor escala, empresas de pequeno e médio porte e negócios agroindustriais. O HDFC Bank oferece financiamento de capital de giro, desconto de recebíveis, administração de caixa, etc. Também oferece serviços de gerenciamento de caixa com fornecedores e distribuidores, visando facilitar o gerenciamento dos pagamentos de seus clientes corporativos. Na parte de ‘Investment Banking’ é reconhecido regionalmente como um provedor líder de soluções de captações para clientes corporativos e fundos mútuos, além de prestar serviços para membros da bolsa de valores e outros bancos menores.

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Treasury (4,2% da Receita)

Dentro deste negócio, o banco tem três principais áreas de produtos: câmbio, derivativos, títulos e ações. Com a liberalização dos mercados financeiros na Índia, empresas precisam de mais sofisticadas informações de gestão de risco, aconselhamento e estruturas de produtos. Estes produtos são fornecidos através da equipe de tesouraria do banco. Para cumprir a legislação indiana, o banco é obrigado a deter 25% de seus depósitos em títulos públicos.

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Retail Banking (82,7% da Receita)

Oferece os serviços tradicionais de um banco de varejo através dos canais Phone Banking, NetBanking and Mobile Banking. Existe também o HDFC Bank Preferred, um segmento para indivíduos qualificados que oferecem soluções e investimentos distintos para uma clientela com maior poder aquisitivo.

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Destacam-se os:

i) empréstimos para consumo/cartão de crédito;
ii) empréstimos para automóveis;
iii) conta margem para ações (limitados 2 milhões de rúpias por cliente – 1 Real Brasileiro = 21,5121 Rúpias Indianas em 13/2/2017);
iv) empréstimos para motos (scooters e demais motocicletas de baixa cilindrada);
v) empréstimos para negócios de pequeno porte

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O HDFC Bank foi o primeiro banco na Índia a emitir cartão de débito internacional com bandeira VISA e MasterCard. Em 2015, a base de cartões emitidos do banco era de 25 milhões de clientes.

O banco também é um player líder no “merchant acquiring”, com cerca de 235 mil terminais de pontos de venda (Point-of-sale-POS) para cartões de débito e crédito.

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A principal meta do banco é oferecer serviços financeiros para a classe média-baixa e classe média emergente, sejam elas urbanas, semi urbanas ou rurais. Os planos de expansão do Banco são: a) ter presença em todos os principais centros industriais e comerciais, onde estão localizados seus clientes físicos e corporativos; b) construir uma forte base de clientes classe média-baixa e classe média emergente para depósitos e produtos de crédito; c) prosseguir sendo o principal banco de compensação / liquidação para bolsas de valores regionais.

sem-titulo3‘Spread’ representa a diferença entre o custo médio de juros dos ativos e o custo médio  de juros dos passivos. Já o ‘Net Interest Margin’ é a relação entre a receita líquida de juros e o custo médio dos ativos. A diferença entre a margem de juros e o ‘spread’ decorre da diferença entre o valor dos custo médio dos ativos e o custo médio dos passivos.

Exemplo: se valor dos custo médio dos ativos exceder o custo médio dos passivos, a margem financeira é maior que o spread. Se o custo médio dos passivos exceder o custo médio dos ativos, a margem de juros líquida é menor que o spread.

Riscos

O desempenho, qualidade e o crescimento dos ativos são necessariamente dependentes da saúde da economia indiana, que, por sua vez, está ligada ao setor agrícola. A agricultura indiana é afetada diretamente pelo momento e nível das chuvas das monções.

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Outro fator de risco são os preços voláteis do petróleo, dada a dependência da Índia do petróleo importado para as suas necessidades energéticas.  Além disso, a economia indiana está em um estado de transição: a parcela do setor de serviços da economia está aumentando, enquanto a dos setores industrial, manufatureiro e agrícola está em declínio.

Em 31 de março de 2016, o maior cliente do banco representava  15,3% do capital, enquanto os dez maiores clientes representavam 85,6%. É uma concentração expressiva para ser considerada. A inadimplência maior fica por conta dos empréstimos para agricultura e mineração e siderurgia

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Divisão dos empréstimos totais concedidos por segmentos

Números

Os dados abaixo são todos em Rúpias Indianas. Na data deste artigo 1 Real Brasileiro = 21,5121 Rúpias Indianas.

Nos últimos 10 anos as Receitas, o Lucro Por Ação e os Dividendos cresceram de maneira expressa e consistente. Outro ponto que merece atenção é o Fluxo de Caixa Livre vultuoso.

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A Margem Líquida e o Retorno sobre o Patrimônio Líquido apresentam números ensejadores de respeito.

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A: Diferença entre receitas e gastos com juros é um ponto primordial para se analisar. A diferença positiva entre ambas é visível e, de certa forma, confortável.
B: A Provisão para Créditos Duvidosos em 2016 é cerca de 18% do Lucro Líquido. Uma boa segurança.
C: O Lucro Líquido da empresa apresenta um crescimento digno de méritos.

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Análise dos Ativos e Passivos de um banco é fundamental. De modo geral, o HDFC apresenta um balanço razoavelmente sólido e consistente.

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Conclusão:

A Índia tem a segunda maior população do mundo, com 1,21 bilhões de pessoas. Algumas estimativas apontam que o número de habitantes desse país ultrapassará o da China em 2035. Quase um terço dos habitantes da Índia vive na zona rural vinculada à agricultura de subsistência. Apesar desse baixo índice de urbanização, as cidades Nova Délhi e Bombaim possuem mais de 20 milhões de habitantes cada uma.

O HDFC está voltado em captar as oportunidades tanto para a classe média-baixa e classe média emergente, sejam elas urbanas, semi urbanas ou rurais. Ainda não deixa de apresentar serviços diferenciados para clientes com maior poder aquisitivo e também corporações de grande porte. Os desafios são grandes e o HDFC está se preparando para enfrentá-los.

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