Infosys Ltd ADR (NYSE: INFY)

sem-titulo

VISÃO DO SETOR DE TECNOLOGIA

A tecnologia da computação e de software está transformando os negócios – de uma maneira muito profunda – em cada setor da economia mundial. Avanços nas tecnologias de hardware e a contínua redução do custo por unitário dos mesmos; a explosão da conexão de banda larga; e os avanços nas tecnologias de softwares estão abastecendo a rápida digitalização dos processos e informações dos negócios. Os modelos tradicionais de negócios estão sendo modificados através dos softwares.

A combinação de alta performance e computação em tempo real, data centers robustos, conexões rápidas, softwares interligados e inteligentes, estão criando novas oportunidades de negócios para as corporações globais.

Ainda, alavancando tecnologias e modelos da era digital para estender o valor de investimentos existentes e, em paralelo, transformar o futuro de seus negócios é uma prioridade para os líderes de negócios. Esta dualidade – RENOVAR o modelo de negócios principal e criar NOVOS negócios – é a essência do que as companhias estão enfrentando na hora de traçar suas estratégias.

sem-titulo2

 

VISÃO DO SEGMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO  – TI

De uma perspectiva de TI, a renovação passa pela eficiência distribuída pela computação em nuvem (cloud computing), sistemas mobile e de acesso por sensores, extrair valor dos imensos bancos de data, e manter os sistemas relevantes e otimizados em relação aos custos para bancar toda essa tecnologia.

E como os negócios buscam por novas áreas e novas economias, sistemas novos e inteligentes são requeridos para construir a próxima geração de tecnologias superior ao custo do benefício que as mesmas fornecem.

O setor de TI muda rapidamente e a necessidade de profissionais de tecnologia que são altamente capacidades são de extrema importância para renovar as ideias. Várias soluções de tecnologia surgem ao longo dos anos, oferecendo diferente modelos para clientes consumir sua inovação e os serviços oferecidos.

sem-titulo3

 

O segmento de TI pode se dividido em:

a) Technology consulting companies – quem escolhe um nicho e realiza projeto para seus clientes;

b) Global IT outsourcing companies – quem alavanca o pool de talentos globais para sistematicamente otimizar a operação de TI dos clientes

c) Business process outsourcing firms – quem alavanca o pool de talentos globais para gerir os negócios principais de seus clientes

d) Software firms – quem oferece licenças de software que possibilitam a automação dos processos do negócio

e) Specialty platform and Software-As-A-Service companies – quem providencia modelos úteis aos clientes baseado em sistemas pré-fabricados.

f) Data analytics companies – quem é especializado em desenvolver, analisar e reportar informações de uma vasta quantidade de dadas que as corporações coletam sobre seus consumidores, operações e mercados.

e) Internal IT departments – departamentos internos de TI das próprias companhias, usualmente um centro de custos para a corporação.

sem-titulo4

 

VISÃO DA COMPANHIA – INFOSYS

Infosys é uma líder global em consultoria, tecnologia, e serviços de TI em geral. Eles atendem clientes em mais de 50 países, auxiliando a transformar seus negócios em mundo que está mudando rapidamente o modo de fazer negócios.

Um dos principais focos da companhia vem sendo o  Zero Distance. O aplicativo fornece a manutenção e os serviços de suporte para o Global Business Systems da LexisNexis, uma provedora global líder de soluções para profissionais jurídicos, de gestão de riscos, corporativos, governamentais, do Poder Judiciário, contabilista e acadêmico.

sem-titulo5

Riscos

a) 60% das Receitas são provenientes dos Estados Unidos e Canadá. 25% são da Europa. Desacelerações na economia dessas regiões podem reduzir os gastos das empresas em tecnologia, o que afeta diretamente a demanda pelos serviços da Infosys.

b) 30% das Receitas são provenientes do setor financeiro (bancos e seguradoras) e 22% da indústria manufatureira. Desacelerações nestes setores (como por exemplo a Grande Recessão em 2008) podem reduzir os gastos das empresas em tecnologia.

c) A geração de receitas é, em sua maioria, em moeda estrangeira e uma porção significante das despesas em Rúpias. 32% das Receitas são em dólar americano, 11% em Euro, 8% em dólar australiano e 6 % em libra esterlina. Movimentos bruscos no câmbio podem ocasionar perda de margem operacional.

d) O modelo de negócios depende diretamente de ‘highly-skilled technology professionals’. A empresa tem uma ‘attrition rate’ de 20%. Attrition rate é o número de funcionários que vão embora em um período de 12 meses divididos pela média do número total de funcionários durante os mesmos 12 meses.

e) 40% da receita são de contratos com preços fixos. O risco aqui é caso a estimativa de trabalho para determinado projeto seja equivocada, podem ocorrer perda de margem e eventuais prejuízos.

f) A maioria dos empregados são indianos e boa parte dos projetos são executados nos EUA e Europa. Restrições sobre imigração podem afetar as receitas, pois os vistos e permissões para trabalho são essenciais ao modelo de negócios da empresa.  Dos 177 mil empregados, 41 mil deles moram fora da Índia.

sem-titulo6

Números

O crescimento da Receita, do Lucro Por Ação e do Fluxo de Caixa Livre nos últimos 10 anos é consistente e gerador de valor ao acionista.

sem-titulo7

A Margem Bruta e Operacional oscilam entre 42 – 38% e 28 – 25% respectivamente. Ótimas margens para um setor altamente competitivo.

sem-titulo8

Cash is King. Fluxo de Caixa Operacional muito maior que o CAPEX. Destaca-se que a maior parte do Fluxo de Caixa de Investimento é voltado para compra de títulos AAA com liquidez imediata para compor o portfólio de investimentos de curto prazo da companhia.

sem-titulo9

Destaca-se também que a empresa não tem dívidas. Uma empresa sem dívida alguma, com caixa de 5 Bilhões de Dólares para eventuais aquisições.

sem-titulo10

 

Conclusão

Uma empresa com ótimos números operacionais, com 114 centros de desenvolvimento de software ao redor do planeta, sendo que 75 deles são fora da Índia. Os relacionamentos com os clientes são de longo prazo e o novo CEO Sikka inspira uma liderança aos seus comandados. Apesar do ‘attrition rate’ ser relativamente alto, a empresa vem tomando medidas para reter seus maiores talentos e estimulá-los a permanecer na Infosys. De modo geral, a empresa tem resultados resilientes e um serviço valorizado no mercado global de Tecnologia da Informação.

 

Este artigo é de propriedade do Termos Reais e não constitui conselho de investimento. Termos Reais não é responsável por quaisquer decisões, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas com a utilização das informações, dados, análises ou opiniões e seu respectivo uso. Embora os dados contidos neste artigo sejam recolhidos a partir de fontes fidedignas, a precisão e a integridade não podem ser garantidas. Termos Reais não dá conselhos de investimento ou age como um conselheiro de investimento. Todos os dados, informações e opiniões estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

© 2017 Termos Reais. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução por qualquer meio. 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s