Termos Reais na Estrada: O Toque de Midas da $oja

100% dos membros da finansfera buscam um objetivo: IF. Discutimos muito sobre Renda Fixa, Renda Variável, diversificação, aportes, taxa de poupança, etc. Além dos temas inerentes às finanças, o Termos Reais vem abordando também outros pontos que acabam influenciando nesta jornada: casamento,  ensino superior, casa e veículo próprio (futuramente vou traduzir os artigos que foram inicialmente escritos em inglês) e outros assuntos que podem atrapalhar ou alavancar a IF. No entanto, com a última viagem realizada (alô BPM, falei que iria contar melhor!), me atentei a um ponto crucial: o local que o membro da finansfera escolhe para viver.

Quem sabe um pouco da história de São Paulo sabe que ela foi construída através das mãos de imigrantes com brilho nos olhos. Quem conheceu NY percebeu claramente que ela foi levantada através de imigrantes ambiciosos. Quando conhecemos histórias de sucessos, logo identificamos que é uma soma de ambição, persistência e – não menos importante-  o local escolhido. Os três fatores são de suma importância para o resultado final.

Em minha última jornada pelo Brasil, tive a oportunidade de conhecer cidades com um potencial incrível. De antemão já aviso: não é nenhuma capital. E as oportunidades não envolvem nenhum garimpo de ouro no Pará, extração de petróleo no Rio ou projeto de Start Up na Faria Lima. A oportunidade envolve um calor escaldante, distâncias quilométricas e produções colossais: bem vindo ao agronegócio.

Sem título2

Antes de você pensar: “-Ah Termos Reais, que papo é esse? Eu não sei nem plantar feijão no algodão e não tenho milhões para comprar uma fazenda!”, deixa eu lhe explicar uma coisa. O agronegócio não se resume a propriedades de fazendas e hectares plantados. Esta é apenas uma parte do business. Existem inúmeras oportunidades que florescem em torno das cidades que dependem do agro. E é aí que moram as oportunidades.

Nada melhor do que um passo a passo para compreender a situação:

  1. O agronegócio cria oportunidade de mercado para muitos produtos e serviços. Existem áreas carentes em diversos segmentos no Centro Oeste do país. Ninguém enche a boca para falar que virou empreendedor de agro no Mato Grosso, no entanto muitos enchem a boca para dizer que trabalham em um CoWorking em SP.
  2. As poucas empresas que fazem produtos/serviços neste canto do país precisam de trabalhadores. Não me refiro a trabalhadores nas plantações, pois as máquinas fazem todo o serviço pesado(vi até drone fazendo inspeção de algumas áreas) . Esqueça esta imagem das pessoas com sacolas nas costas colhendo. Me refiro aos trabalhadores na parte comercial, administrativa, jurídica, operacional e financeira, destas empresas.
  3. Estes trabalhadores possuem suas respectivas famílias e todos precisam comer, se vestir, se divertir, estudar… consumir!
  4. O agronegócio cria oportunidades diretamente, ou seja, para empreendedores que fazem a prestação de produtos e serviços diretamente à questão do agro OU oportunidades indiretamente, para empreendedores que fazem a prestação de serviços e produtos para o consumo das pessoas (e suas famílias) que prestam diretamente serviço ao agro.


Compreenda: a riqueza do agronegócio transborda para muito além do próprio agronegócio.
E é exatamente o cenário que vi nas três cidades que tive o prazer de conhecer.

Sem título

O Termos Reais conheceu especificamente três cidades: Primavera do Leste (do lado de Cuiabá), Lucas do Rio Verde e Sorriso, todas no escaldante e monstruoso Estado do Mato Grosso (não confunda com Mato Grosso do Sul, eles ficam realmente irritados).

Gostaria de passar uma visão muito bem ilustrada do que encontrei por lá. Após voltar de viagem, fui pesquisar algo no youtube para ilustrar meu post e encontrei esta reportagem sobre Sorriso/MT. Como vi com meus próprios olhos, posso dizer que esta reportagem confere com a realidade do local. Assista pelo menos o primeiro minuto inicial do vídeo abaixo. Se após este 1 minuto você não se interessar, pode fechar o post porque este artigo não é para você.

 

Assistiu 1 minuto ou assistiu toda a reportagem? Pois é, aposto que assistiu aos 20 minutos e viu todas as oportunidades que surgiram junto com o agronegócio. E é exatamente aí que esta o ponto principal. Qual é a grande diferença entre iniciar o empreendimento numa grande metrópole e numa cidade do interior do MT? A probabilidade de vingar. Em um cidade destas, a concorrência é extremamente menor, a burocracia é menor (alguns municípios até tem subsídios facilitadores) a violência é baixíssima, o custo de mão de obra é infinitamente inferior. “-Ah mas e a demanda, Termos Reais? Vai me dizer que tem mais demanda que São Paulo?!”  Aí que está…DEPENDE!

Como disse no início, você deve focar o seu negócio em algo relacionado – direta ou indiretamente – com o coração que bombeia o sangue destas cidades, ou seja, relacionado ao agronegócio. Se você iniciar um negócio de comércio de sementes em São Paulo capital provavelmente você passará fome, mas possivelmente ganhe um bom dinheiro em Sorriso e Lucas do Rio Verde/MT.

Na reportagem você viu o produtor de quentinhas. As quentinhas não tem uma relação direta com o agro, mas ele aproveitou para surfar a onda de prosperidade. Ele tem 90 clientes fixos, e ainda trabalha como locutor de uma rádio (hobby monetizado). Não tenho dúvidas que ele ganha mais $ que 99% das pessoas com o mesmo grau de escolaridade em uma grande metrópole – SEM CONTAR A QUALIDADE DE VIDA.

Vi com meus próprios olhos pessoas sem o ensino fundamental completo, que prosperaram nos seus empreendimentos. Não hesito em dizer aos amigos da finansfera: as chances para um negócio bem sucedido e a respectiva IF NÃO está em um emprego das 8 às 17 nas grandes metrópoles. A oportunidade de realmente enriquecer através do empreendedorismo está no Brasil que sempre deu certo: agronegócio no interior – seja direta ou indiretamente.

Advertisements

15 thoughts on “Termos Reais na Estrada: O Toque de Midas da $oja

  1. Boa TR!!!

    Grande passeio hein!

    Conheço Rio Verde e Sorriso. Meus sogros tem negócios por lá e realmente o negócio é promissor. Há muita oportunidade nos interiores.

    Conheço também o interior do Rio Grande do Sul e posso dizer que há muito espaço para empreender não só com agronegócios mas também com comércios, serviços e saúde. Conheço pessoas que ganham dinheiro nesses interiores com coisas que já não ganhariam nas capitais e grandes cidades.

    O interior de Minas também não fica pra trás.

    Ah, fique ligado que o posto sobre Creta tá no caminho!!!

    Abraço camarada!

    Like

  2. Olá TR,
    Parabéns pelo post.

    Se a pessoa souber trabalhar com a terra, nem precisa de uma grande propriedade. Na zona rural de onde eu sou a maioria das pessoas tem terras, mas a maioria não ganha dinheiro porque viver na vidiagem ou não procuram se especializar em nada (há vários cursos de graça oferecidos).

    Tenho um irmão que está trabalhando na terra de meu pai e se ele souber ele vai longe.
    Eu nem vou precisar de uma IF com um patrimônio tão alto, pois eu pretendo voltar para a zona rural e lá vou produzir para o meu consumo e isso faz com que meus gastos diminuam.

    Pretendo fazer um post sobre isso.

    Abraços.

    Like

  3. Tenho um amigo que passou num concurso federal e foi morae no interior da Bahia. Área de sertão, calor infernal, mas de agricultura forte. Na cidade onde ele mora circula muito dinheiro por que é p centro comercial da região.
    O cara investiu numa franquia de lanchonete lá, todo mundo achava que ele iria quebrar a cara. Hoje ele já tá com quatro franquias e já comprou 2 apartamentos aqui na cidade. Disse que já se adaptou a cidade e não pretende mais voltar a morar em cidade grande.
    As oportunidades estão onde a gente nem imagina.

    Like

    • Fala Dedé!

      “As oportunidades estão onde a gente nem imagina.” Esta é a essência do post! Perfeito!

      Conheço o interior da Bahia, mas não profundamente. O Brasil tem ótimas oportunidades onde as pessoas MENOS imaginam.

      Abs e seja sempre bem vindo!

      Like

    • Fala Investidor Inglês!

      Primeiramente obrigado pelo elogio. Pois é, é um cenário bem diferente do que a mídia costuma nos apresentar no dia-a-dia, não é mesmo?

      Concordo plenamente que existem inúmeras oportunidades no interior do Brasil. Mas o imperativo social é de se concentrar nas grandes metrópoles, se estapeando por empregos medíocres que nunca vão tirar o sujeito da classe social que se encontra.

      Cheers!

      Like

  4. Belo post amigo.
    Vc esqueceu de dizer que em Lucas do Rio Verde tem muita gata e muita gente do sul, leia-se loirinhas.
    Povo trabalhador e que quer melhorar de vida.
    A sua terra é a terra que lhe sustenta.
    Eu moro no norte do país e sou nordestino, mas sou muito feliz com as oportunidades que encontrei no norte, e por aqui muita gente ganha muito dinheiro também pois como vc falou, temos muitas oportunidades locais para empreender.

    Nessas cidades que vc falou o poder de consumo é muito alto. As pessoas não precisam do bolsa família e nem do empreguinho da prefeitura para sobreviver, como é o caso de milhares de cidades no Brasil, em especial no nordeste. Isso é um fator a se considerar.

    Abração!

    Like

    • Fala Frugal, o novo empreendedor da finansfera =D

      “Eu moro no norte do país e sou nordestino, mas sou muito feliz com as oportunidades que encontrei no norte”

      E qual é o motivo de eu não ter sido convidado ainda para fazer o Termos Reais na Estrada no Norte? kkkk

      “Vc esqueceu de dizer que em Lucas do Rio Verde tem muita gata e muita gente do sul, leia-se loirinhas.”

      Quanto menos informação sobre isto, melhor. Pra que vou querer concorrência de graça? kkkk

      Abs amigo!!

      Like

  5. Fala Termo, o Agronegócio realmente é um setor incrível, não é atoa que carrega o crescimento do país em momentos de crise e fora dela também, e o centro oeste em especial o Mato Grosso contribui significativamente com isso. conheço um pouco essa região, é incrível o índice de desenvolvimento delas, ruas todas asfaltadas, ciclovias, tudo limpo, arborizado, violência não muito elevada, realmente é incrível.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s