Aprenda a tomar Decisões como Fazem os Pilotos de Caça

Quais técnicas vocês usam para tomar decisões? Elas costumam apresentar os resultados que você espera?

Admiramos os pilotos de caça e sua habilidade para tomar decisões rápidas e corretas.

Então por quê não aprendemos com eles???

Se essas técnicas funcionam nos cenários mais drásticos, elas têm uma boa chance de trabalhar para nós em ambientes menos inóspitos. É por isso que os modelos mentais militares têm aplicações tão amplas e úteis. Os modelos mentais militares são constantemente testados no laboratório do conflito. Se não fossem ágeis, versáteis e eficazes, seriam rapidamente substituídos por outros.

Líderes e estrategistas militares investem muito tempo no desenvolvimento e ensino de processos de tomada de decisão. Os empresários, CEOs e toda a gente que embolsa uma boa grana por ano copiou este modelo mental para si.

E adivinhem só?

O que era parte de apenas uma elite bem sucedida agora vai ser parte de seu conhecimento também!

OODA

Desenvolvido pelo estrategista e Coronel da Força Aérea dos EUA, John Boyd, o OODA é um conceito prático do pensamento racional em situações confusas ou caóticas.

Hmmm, situações confusas ou caóticas? Alguma semelhança com a sua vida?

OODA significa Observe, Oriente, Decida e Aja.

1. Observe

Resultado de imagem para AIR FORCE GIF

O primeiro passo é observar. Nesta fase, o foco principal é construir uma imagem abrangente da situação. Um piloto de caça considera 3 perguntas:

I. O que me afeta de imediato?

II. O que está afetando meu oponente?

III. O que poderia afetar eu e ele mais tarde?

E a informação por si só não é suficiente.

Também é necessário separar a informação que é relevante daquela que não é.

Por exemplo, em uma sala de emergência, um médico precisa reunir o máximo de informações possíveis.

A pressão sanguínea, batimentos cardíacos, idade, condições de saúde subjacentes e motivo da internação. Ao mesmo tempo, ele precisa descartar informações irrelevantes e descobrir quais fatos são relevantes para o diagnóstico correto. Somente juntando as peças, ela pode tomar uma decisão rápida sobre a melhor maneira de tratar o paciente.

Quanto mais experiente é um médico, mais fatores ela pode levar em conta, incluindo aqueles mais sutis, como os padrões de fala de um paciente, sua linguagem corporal e a ausência (e não a presença) de certos sinais.

Já pensou em ter o Termos Reais como seu Mentor?

Estou apenas oferecendo o Mentor VIP para um número limitado de pessoas que estão profundamente comprometidas com seu crescimento profissional e pessoal.

Se você quiser meu conhecimento, será um prazer compartilhá-lo.

Seja Grande.

2: Oriente

Imagem relacionada

Orientação é freqüentemente mal interpretada ou ignorada, porque é menos intuitiva.

Boyd referiu-se a ela como o schwerpunkt, um termo alemão que se traduz em “a ênfase principal”. Orientar é reconhecer as barreiras que podem interferir na sua tomada de decisão.

Sem a consciência dessas barreiras, a decisão pode ser irracional. Orientar é estabelecer a conexão com a realidade, não com uma falsa versão de eventos filtrados através da lente de preconceitos, vieses cognitivos e atalhos.

Boyd acreditava que quatro barreiras principais nos impediam de ver a realidade:

I. Nossas tradições culturais

II. Nossa herança genética

III. Nossa capacidade de analisar e sintetizar

IV. O fluxo constante de novas informações ( afinal é difícil dar sentido às coisas quando a situação continua mudando)

Boyd dizia que devemos destruir tudo isso, ou seja, tomar nota de vieses e preconceitos incorretos e depois substitui-los por modelos mentais fundamentais e versáteis.

Existe uma metáfora brilhante para isso. Presta atenção, porque tenho certeza que você nunca mais vai esquecer deste conceito! Eu particularmente sempre lembro deste exato exemplo.

Uma moto de neve (snowmobile) é um verdadeiro frankenstein. Ela é composta de partes de diversos objetos diferentes: a lagarta de um tanque de guerra, esquis de patinação no gelo, motor de um barco e o guidão de uma bicicleta. Cada um desses elementos é inútil sozinho, mas combiná-los cria um veículo funcional: o snowmobile.

 

“Um perdedor é alguém (individual ou grupo) que não consegue construir snowmobiles quando enfrenta incerteza e mudança imprevisível; Considerando que um vencedor é alguém (individual ou em grupo) que pode construir snowmobiles e empregá-las de forma apropriada, diante da incerteza e mudanças imprevisíveis “.

“-Termos Reais, eu não sei o que é SnowMobile…”

GOOGLE IMAGENS, seu preguiçoso!

Embora Boyd seja um Coronel, ele não se limitou a nenhuma disciplina particular. Suas teorias abrangem idéias extraídas de várias disciplinas, incluindo matemática, biologia, psicologia, termodinâmica, teoria dos jogos, antropologia e física.

3. Decida

Imagem relacionada

Tendo reunido informações e nos orientado, devemos tomar uma decisão. As duas etapas anteriores devem ter gerado uma infinidade de idéias, então este é o ponto em que escolhemos a opção mais relevante.

Boyd advertiu contra o viés da primeira conclusão, explicando que não podemos continuar a tomar a mesma decisão sempre. Você deve ser flexível e aberto à atualização, sempre em consonância com a mudança apresentada na realidade.

Devemos SEMPRE testar as decisões que tomamos, observando suas falhas e acertos, incluindo e corrigindo quaisquer problemas para decisões futuras.

Você odeia enrolação, bullshits e o politicamente correto dos empreendedores de palco?

Você quer a verdade nua e crua sobre como fazer dinheiro, ter bons relacionamentos e um lifestyle respeitável?

Sugiro o Conteúdo Exclusivo que os leitores do site não tem acesso através do Brazillionaire Program

Este conteúdo é apenas para pessoas ambiciosas e que buscam ascensão. Se não é seu caso, sugiro não clicar.  

Seja Grande.

4. Aja

Imagem relacionada

Embora tecnicamente seja um processo de tomada de decisão, o OODA tem como o objetivo final a tomada de uma ação.

A grande diferença deste modelo é sua capacidade de agir sobre decisões racionais.

A maioria das pessoas começa com a ação para depois iniciar uma análise. ERRADO! Fracasso na certa!

E adivinhe só? Aqui tem mais uma surpresa!

Após a tomada da ação, também conhecido como o estágio de teste, é quando experimentamos para ver o quão boa foi a nossa decisão.

I. Observamos as informações certas?

II. Utilizamos os melhores modelos mentais possíveis?

III. Fomos influenciados por preconceitos e outras barreiras?

IV. Podemos refutar a hipótese anterior?

Seja qual for o resultado, voltamos para a primeira parte do OODA e começamos a observar novamente.

O OODA nunca se encerra. Ele se repete em inúmeros ciclos!

E este é o grande diferencial daqueles que tem sucesso. Ele nunca param de aprender e executar, aprender e executar, aprender e executar…

Se você quer aprender mais técnicas como esta e fazer algo extraordinário em sua vida, não há um lugar melhor do que o Brazilionaire Program e o Mentor VIP.

Será um prazer fazer parte da sua jornada rumo ao sucesso.

Seja Grande,

Termos Reais.

12 comentários sobre “Aprenda a tomar Decisões como Fazem os Pilotos de Caça

  1. TR,

    Os militares têm características que nunca deixarão de existir e sempre que o caos imperar, recorreremos a estas características.

    Vejamos os dias de hoje. Todo candidato a prensidencia é um personagem e traz a mensagem que o povo quer no momento. Tivemos o momento do trabalhador. Chega de burguesia, de coxinhas e de elite, vem aí o candidato trabalhador que vai mudar tudo.

    Hoje o povo clama por segurança e fim da impunidade aos bandidos então, vamos de candidato radical que quer matar vagabundo e acabar com essa criminalidade que assola o país.

    Os militares ainda são conservadores e na atualidade tá difícil encarar Pablo Vitar e outras aberrações que estão empurrando goela abaixo.

    Há muita discussão acerca do comportamento dos militares. Muitas pessoas ligam os militares à torturas, coisas que não existe mais ( a não ser que seja necessário 🤪).

    Quanto aos caçadores, eles têm um lema diferente: fazer rápido e mal feito. Por terem que tomar decisões rápidas, eles ficaram estigmatizados em fazerem as coisas mal feitas.

    Tenho um outro método militar similar a esse que você citou e acho bem mais racional e eficiente mas só vou falar dele em um post específico fazendo menção à este aqui.

    Abraços.

    Curtir

  2. Show TR! Esse OODA deveria ser aplicado em tudo na vida não concorda?

    Os caçadores têm que ter raciocínio muito rápido, já imaginou lançar umabomba errado a mais de 500km/h?

    Essa metodologia funciona também para investimentos. Temos que observar muito antes agir vide criptomoedas.

    Abraço camarada.

    Curtir

  3. Amigo, eu nao sei o que aconteceu. Mas tinha um blogueiro do blog pequeno investidor que cobrava pra aconselhar e fazer tipo coaching com a galera. Denunciaram ele, fechou o blog e tá levando processo na cvm. Seu blog eh mt bom, de verdade. Cuidado com a monetizaçao e com a inveja. A inveja tem sono leve. Grande abraço!

    Curtir

  4. Pingback: Como Usar o Repelente de Gente Fracassada | Termos Reais

  5. Pingback: Prazer, você me conhece? | Termos Reais

Leave a Reply